sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Fuja Das Frituras


Hummm! Só em pensar em algumas guloseimas fritas dá água na boca! Mas infelizmente, ainda que sempre ouçamos falar que fritura faz mal, não temos a real noção do porquê devemos evita-la.Quero de forma prática e objetiva explicar os perigos da fritura e apresentar algumas opções que nos ajudarão a preparar alguns alimentos sem fritá-los contudo, conservando o sabor.
 

Bem, para entendermos melhor o que acontece quando fritamos um alimento ao óleo, vamos falar sobre a acroleína.
 

O que é a acroleína? Quando o alimento entra em contato com o óleo já em estado de ebulição, ele (o óleo) altera as estruturas orgânicas e químicas do alimento. Como resultado do aquecimento os importantes componentes de gorduras e óleos, os triglicerídeos são desmembrados em ácidos graxos e glicerol. O Glicerol causa a desidratação das moléculas e forma-se o que chamamos de acroleína que tem um poder cancerígeno muito grande além de também destruir as fibras elásticas do corpo e provocar irritação das mucosas nasais e gástricas. 

Caramba!!! Já parou para pensar que aquela irritação nasal que tanto te incomoda poderia ser causada por frituras? E aquela azia, hein? Se você gosta de textos mais técnicos e explicativos clica neste link http://migre.me/sr6bz e, veja este estudo que mostra os pormenores do pouco que já falamos até aqui.
                           -Veja alguns outros malefícios da fritura

    • As três doenças mais comuns: gastrite, hipertensão e obesidade
    • Envelhecimento e degeneração precoce
    • Enrugamento da pele
    • Colesterol elevado
    • Doenças cardiovasculares
    • Desenvolvimento de câncer
    • Redução do crescimento
    • Má absorção de nutrientes
    • Diminuição da fertilidade, entre outras.
      Perigo!!!!!! - Reaproveitamento de óleo
       

      Para aqueles que costumam reutilizar o óleo da fritura, na intenção de economizar, é importante saber que: Quando aquecemos o óleo várias vezes ele apresentará um efeito ainda mais prejudicial ao organismo da pessoa, pois isso acentuará a decomposição da gordura e a formação da acroleína. Ou seja, corremos um risco ainda maior de contrair todas as doenças listadas acima.

      Opções para fugirmos das frituras

      Calma! Calma! Calma! Você não precisa deixar de comer o seu delicioso bife acebolado! Há outras formas de prepararmos os alimentos de maneira que eles ainda fiquem saborosos. Por exemplo: Bife grelhado na frigideira, assista o vídeo:


      Ou que tal, ovo frito sem fritar! Ué, como é isso? Na realidade é um “ovo frito de forno”, veja:



      E que tal fazer omelete em saco plástico sem óleo e sem fritura? Veja mais este vídeo:




      Bem, são inúmeras as formas de fugirmos das frituras. Apresentamos apenas algumas. Você pode pesquisar várias outras. O importante é que, nada do que você viu e ouviu aqui ou por toda a sua vida vai fazer a diferença se você não decidir mudar os seus hábitos.


      Valdecy de Jesus Marques

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário